A maior dificuldade que os alunos
encontram é: interpretar e seguir instruções. E por que não unir as duas coisas
em uma aula dinâmica com gramática e ortografia associada?
Em princípio, vou postar um texto
de interpretação mais complexa. Logo, postarei um texto para anos iniciais.
Vale lembrar que, tal exercício
parece ser óbvio, mas para um aluno que tem dificuldade em interpretar, seguir
instruções, é uma excelente atividade.
Um ótimo trabalho!!!
Por que as escolas privadas dominam o Enem
Instituições passaram a investir na prova, desde que ela virou porta de entrada de universidades federais
Nathalia Goulart
Dados divulgados pelo Ministério
da Educação nesta segunda-feira apontam que as escolas que ocupam o topo do
ranking do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 são privadas. O fato
de o ensino nessas instituições ser, em geral, de qualidade superior ao
oferecido pelas públicas é amplamente conhecido. Mas há razões adicionais que
explicam o predomínio das privadas no Enem, segundo avaliam especialistas em
educação ouvidos por VEJA.com.
Ao ser criado, em 1998, o Enem
tinha apenas o objetivo de avaliar a qualidade da educação nos anos finais do
ensino médio. Desde o ano passado, porém, o resultado da prova passou a compor
de alguma forma a nota de candidatos em vestibulares de todo o país. Em 2010,
pelo menos 52 das 58 universidades federais - algumas das mais respeitadas do
Brasil - vão adotar a nota do Enem em seus processos seletivos. Ou seja: com a
novidade, o Enem ganhou importância. E as escolas passaram a preparar melhor
seus alunos. Com mais recursos, as particulares saíram na frente. "Elas
investiram muito para obter esse bom desempenho", afirma Neide Noffs, da
Faculdade de Educação da PUC-SP. "O primeiro passo foi apostar na
qualificação dos professores, para que esses mestres entendessem o novo
significado do Enem".
Adilson Gracia, diretor do
Colégio Vértice - primeiro colocado no ranking do Enem 2009 -, nega que a
escola tenha direcionado seus esforços para a preparação para o Enem. Mas
adimite que existe no colégio uma dedicação para o vestibular em geral.
"E, hoje, sem dúvida, o Enem está na rota das grandes provas",
afirma.
Se as instituições privadas
abisorveram mais rapidamente as mudanças do exame nacional, as públicas ainda
mostram dificuldades em preparar seus alunos, acredita Neide Bittencourt, da
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "As
escolas particulares souberam analisar os resultados dos exames anteriores com
eficiênsia pedagógica e as públicas, ainda não", diz. Para Álvaro
Crispino, professor da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Cenários
Futuros para Educação, o predomínio das instituições privadas no ranking
não surpreende. "Elas trabalham de olho na melhores universidades. Quando
o Enem virou porta de entrada para essas instituições, passou a ser um
obijetivo vital", opna.
Outro motivo que leva as escolas
privadas a investir na preparação para o Enem é o próprio mercado. Ou melhor, a
concorrência. Afinal, com melhor notas e mais aprovação no exame, as escolas
bem colocadas no ranking do MEC se tornam mais atraente aos pais que tem que
decidir onde matricular seus filhos. "O resultado da escola e de seus
alunos no Enem se tornou um chamariz", diz Neide Noffs.
Ranking - Entre
as dez primeiras colocadas do ranking 2009, o Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Viçosa (MG) é a única instituição pública. Se forem
consideradas as 50 melhores, mais oito instituições públicas se destacam. Uma é
militar, uma é ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas são
federais e quatro são ligadas a universidades públicas.
A qualidade do ensino nessas
escolas, porém, não reflete a realidade das demais instituções públicas no
país, lembra Neide Bittencourt. "Os alunos desses centros têm uma situação
privilegiada", diz. "Nas demais, de uma forma geral, falta gestão.
Não há qualificação dos professores, estabilidade nem infra-estrutura. Tudo
isso faz com que o aluno renda menos", constata.
As escolas com os piores
desempenhos no Enem 2009 reforçam a tese. Entre as dez últimas colocadas, todas
são públicas, sendo nove estaduais e uma municipal. Entre as 50 últimas,
nenhuma é privada.
(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mudanca-no-enem-atrai-escolas-particulares-dizem-especialistas)
Questões:
1) No 1º parágrafro retire da 3ª linha uma palavra proparoxítona. Em seguinda, escreva essa palavra no singular. (públicas = pública)
2) Ainda no 1º parágrafo existem 3 palavras paroxítonas teminadas em ditongo e que são acentuadas. Descreva-as e explicite em que linha do parágrafo se encontram.
Ministério - 1ª linha do 1º
parágrafo
Médio = 2ª linha do 1º parágrafo
Predomínio = 4ª linha do 1º
parágrafo
3) No 2º parágrafo há uma palavra ortograficamente incorreta. Encontre-a, descreva-a e corrija.
Adimite = Admite
4) No 3º parágrafo há quatro palavras ortograficamente incorretas. Encontre-as, descreva-as e corrija.
Abisorveram = absorveram
Eficiênsia = eficiência
Obijetivo = objetivo
Opna = opina
5) No 4º parágrafo há dois adjetivos incorretamente no singular e um verbo. Encontre-os e passe-os para o plural. Em seguida, transcreva toda o frase corretamente.
Melhor = melhores
5) No 4º parágrafo há dois adjetivos incorretamente no singular e um verbo. Encontre-os e passe-os para o plural. Em seguida, transcreva toda o frase corretamente.
Melhor = melhores
Atraente = atraentes.
Afinal, com melhores notas e mais
aprovação no exame, as escolas bem colocadas no ranking do MEC se tornam mais
atraentes aos pais que tem que decidir onde matricular seus filhos.
Tem = Têm
6) Reescreva o 6º parágrafo
grifando todos os numerais.
Ranking - Entre as dez primeiras colocadas do ranking 2009,
o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG) é a única
instituição pública. Se forem consideradas as 50 melhores, mais oito
instituições públicas se destacam. Uma é militar, uma é ligada
à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas são federais e quatro
são ligadas a universidades públicas.
7) Na frase "Não há qualificação dos professores, estabilidade nem infra-estrutura." grife todos os substantivos.
Não há qualificação dos
professores, estabilidade nem infra-estrutura.
8) Descreva o subtítulo do texto que você acabou de ler.
Instituições passaram a investir na
prova, desde que ela virou porta de entrada de universidades federais
9) No título, quais as palavras que chamam mais a atenção?
escolas privadas, Enem
10) Que tipo de texto se trata?
Informativo
11) De qual fonte foi retirada esse texto? Onde se encontra essa informação?
(Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mudanca-no-enem-atrai-escolas-particulares-dizem-especialistas)
A informação foi
encontrada no final do texto.
12) Quem é o(a) autor(a) do texto? Onde se encontra essa informação?
Nathalia Goulart - A informação está abaixo do subtítulo.
13) Para que serve o subtítulo?
12) Quem é o(a) autor(a) do texto? Onde se encontra essa informação?
Nathalia Goulart - A informação está abaixo do subtítulo.
13) Para que serve o subtítulo?
Este é usado como complemento de informação ao
título. Pode precisar a informação que ficou menos clara no título ou pode,
simplesmente, acrescentar algum elemento informativo que o título não pode
contar porque não é suposto que os títulos sejam demasiado longos.
14)Sabendo que TESE = Argumento, assunto, tema. De que tese se está
falando o último parágrafo? E qual foi a conclusão que se chegou para defender
essa tese?
Da tese de que as escolas privadas
dominam o Enem, tendo como base o resultado de que os piores resultados do Enem
de 2009 são de escolas públicas. Entre as dez últimas colocadas, todas são
públicas, sendo nove estaduais e uma municipal. Entre as 50 últimas, nenhuma é
privada.
15) Em qual parágrafo é explicado
a função do Enem? E qual é a função?
No 2º parágrafo. Ao ser criado, em
1998, o Enem tinha apenas o objetivo de avaliar a qualidade da educação nos
anos finais do ensino médio. Desde o ano passado, porém, o resultado da prova
passou a compor de alguma forma a nota de candidatos em vestibulares de todo o
país. Em 2010, pelo menos 52 das 58 universidades federais - algumas das mais
respeitadas do Brasil - vão adotar a nota do Enem em seus processos seletivos.
16) No 1º parágrafo a autora chama a atenção para uma
questão que irá desenrolar ao longo do texto. Qual é essa questão?
Razões adicionais pelo predomínio
das escolas privadas no Enem.
17) Qual colégio foi o 1º colocado
no ranking do Enem em 2009, qual o nome de seu diretor, qual a sua opinião o Enem. Ele afirma que seu colégio prepara os
alunos para o Enem? Justifique sua resposta. Em que parágrafo você encontrou
essas informações.
O 1º colocado no ranking do Enem em
2009 foi o Colégio Vértice. O nome do diretor é Adilson Gracia. Ele diz que o
Enem está na rota das grandes provas. Ele nega que o colégio prepara os alunos
para o Enem, mas admite que o colégio tem uma dedicação para o Vestibular em geral. Tais
informações foram encontradas no 3º parágrafo.
18) Neide Noffs tem uma opinião
financeira com relação ao bom desempenho das escolas privadas sobre o Enem. Qual
é a sua opinião e em que parágrafo você encontrou essas informações?
"O
resultado da escola e de seus alunos no Enem se tornou um chamariz", ou
seja, com melhores notas e mais aprovação no exame, as escolas bem colocadas no
ranking do MEC se tornam mais atraentes aos pais que têm que decidir onde
matricular seus filhos. Tais informações foram encontradas no 5º parágrafo.
19) Entre
as dez primeiras colocadas do ranking 2009, o Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Viçosa (MG) é a única instituição pública. Se forem
consideradas as 50 melhores, mais oito instituições públicas se destacam. Uma é
militar, uma é ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas são
federais e quatro são ligadas a universidades públicas. Mas, Neide Bittencourt tem uma opinião sobre esse ranking e sobre
a falta de rendimento dos alunos de escolas públicas. Qual é essa opinião e em
que parágrafo foi encontrado essa informação?
A
qualidade do ensino nessas escolas, porém, não reflete a realidade das demais
instituições públicas no país, lembra Neide Bittencourt. "Os alunos desses
centros têm uma situação privilegiada", diz. "Nas demais, de uma
forma geral, falta gestão. Não há qualificação dos professores, estabilidade
nem infra-estrutura. Tudo isso faz com que o aluno renda menos", constata.
Tal
informação foi encontrada no 7º parágrafo.
20) Agora, dê a sua opinião sobre
os resultados das escolas privadas saírem na frente das escolas públicas no
Enem.
Simone Malta
Olá, ficou ótimo, estou aguardadno a sugestão para os anos iniciais, mas já é uma ótima idéia. Parabéns, Dekalaff
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