segunda-feira, 1 de novembro de 2010

INTERPRETAR, SEGUIR INSTRUÇÕES E PRODUZIR TEXTO DISSERTATIVO


A maior dificuldade que os alunos encontram é: interpretar e seguir instruções. E por que não unir as duas coisas em uma aula dinâmica com gramática e ortografia associada?

Em princípio, vou postar um texto de interpretação mais complexa. Logo, postarei um texto para anos iniciais.

Vale lembrar que, tal exercício parece ser óbvio, mas para um aluno que tem dificuldade em interpretar, seguir instruções, é uma excelente atividade.

Um ótimo trabalho!!!

Por que as escolas privadas dominam o Enem

Instituições passaram a investir na prova, desde que ela virou porta de entrada de universidades federais

Nathalia Goulart

Dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira apontam que as escolas que ocupam o topo do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 são privadas. O fato de o ensino nessas instituições ser, em geral, de qualidade superior ao oferecido pelas públicas é amplamente conhecido. Mas há razões adicionais que explicam o predomínio das privadas no Enem, segundo avaliam especialistas em educação ouvidos por VEJA.com.

Ao ser criado, em 1998, o Enem tinha apenas o objetivo de avaliar a qualidade da educação nos anos finais do ensino médio. Desde o ano passado, porém, o resultado da prova passou a compor de alguma forma a nota de candidatos em vestibulares de todo o país. Em 2010, pelo menos 52 das 58 universidades federais - algumas das mais respeitadas do Brasil - vão adotar a nota do Enem em seus processos seletivos. Ou seja: com a novidade, o Enem ganhou importância. E as escolas passaram a preparar melhor seus alunos. Com mais recursos, as particulares saíram na frente. "Elas investiram muito para obter esse bom desempenho", afirma Neide Noffs, da Faculdade de Educação da PUC-SP. "O primeiro passo foi apostar na qualificação dos professores, para que esses mestres entendessem o novo significado do Enem".

Adilson Gracia, diretor do Colégio Vértice - primeiro colocado no ranking do Enem 2009 -, nega que a escola tenha direcionado seus esforços para a preparação para o Enem. Mas adimite que existe no colégio uma dedicação para o vestibular em geral. "E, hoje, sem dúvida, o Enem está na rota das grandes provas", afirma.

Se as instituições privadas abisorveram mais rapidamente as mudanças do exame nacional, as públicas ainda mostram dificuldades em preparar seus alunos, acredita Neide Bittencourt, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "As escolas particulares souberam analisar os resultados dos exames anteriores com eficiênsia pedagógica e as públicas, ainda não", diz. Para Álvaro Crispino, professor da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Cenários Futuros para Educação, o predomínio das instituições privadas no ranking não surpreende. "Elas trabalham de olho na melhores universidades. Quando o Enem virou porta de entrada para essas instituições, passou a ser um obijetivo vital", opna.

Outro motivo que leva as escolas privadas a investir na preparação para o Enem é o próprio mercado. Ou melhor, a concorrência. Afinal, com melhor notas e mais aprovação no exame, as escolas bem colocadas no ranking do MEC se tornam mais atraente aos pais que tem que decidir onde matricular seus filhos. "O resultado da escola e de seus alunos no Enem se tornou um chamariz", diz Neide Noffs.

Ranking - Entre as dez primeiras colocadas do ranking 2009, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG) é a única instituição pública. Se forem consideradas as 50 melhores, mais oito instituições públicas se destacam. Uma é militar, uma é ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas são federais e quatro são ligadas a universidades públicas.

A qualidade do ensino nessas escolas, porém, não reflete a realidade das demais instituções públicas no país, lembra Neide Bittencourt. "Os alunos desses centros têm uma situação privilegiada", diz. "Nas demais, de uma forma geral, falta gestão. Não há qualificação dos professores, estabilidade nem infra-estrutura. Tudo isso faz com que o aluno renda menos", constata. 

As escolas com os piores desempenhos no Enem 2009 reforçam a tese. Entre as dez últimas colocadas, todas são públicas, sendo nove estaduais e uma municipal. Entre as 50 últimas, nenhuma é privada.

(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mudanca-no-enem-atrai-escolas-particulares-dizem-especialistas)


Questões:

1) No 1º parágrafro retire da 3ª linha uma palavra proparoxítona. Em seguinda, escreva essa palavra no singular.  (públicas = pública)

2) Ainda no 1º parágrafo existem 3 palavras paroxítonas teminadas em ditongo e que são acentuadas. Descreva-as e explicite em que linha do parágrafo se encontram.
Ministério - 1ª linha  do 1º parágrafo
Médio = 2ª linha do 1º parágrafo
Predomínio = 4ª linha do 1º parágrafo

3) No 2º parágrafo há uma palavra ortograficamente incorreta. Encontre-a, descreva-a e corrija.
Adimite = Admite

4) No 3º parágrafo há quatro palavras ortograficamente incorretas. Encontre-as, descreva-as e corrija.
Abisorveram = absorveram
Eficiênsia = eficiência
Obijetivo = objetivo
Opna = opina


5) No 4º parágrafo há dois adjetivos incorretamente no singular e um verbo. Encontre-os e passe-os para o plural. Em seguida, transcreva toda o frase corretamente.
Melhor = melhores
Atraente = atraentes.
Afinal, com melhores notas e mais aprovação no exame, as escolas bem colocadas no ranking do MEC se tornam mais atraentes aos pais que tem que decidir onde matricular seus filhos.
Tem = Têm

6) Reescreva o 6º parágrafo grifando todos os numerais.
Ranking - Entre as dez primeiras colocadas do ranking 2009, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG) é a única instituição pública. Se forem consideradas as 50 melhores, mais oito instituições públicas se destacam. Uma é militar, uma é ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas são federais e quatro são ligadas a universidades públicas.



7) Na frase "Não há qualificação dos professores, estabilidade nem infra-estrutura." grife todos os substantivos.
Não há qualificação dos professores, estabilidade nem infra-estrutura.


8) Descreva o subtítulo do texto que você acabou de ler. 
Instituições passaram a investir na prova, desde que ela virou porta de entrada de universidades federais

9) No título, quais as palavras que chamam mais a atenção?
escolas privadas, Enem

10) Que tipo de texto se trata?
Informativo

11) De qual fonte foi retirada esse texto? Onde se encontra essa informação?
(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mudanca-no-enem-atrai-escolas-particulares-dizem-especialistas)
A informação foi encontrada no final do texto.

12) Quem é o(a) autor(a) do texto? Onde se encontra essa informação?
Nathalia Goulart   - A informação está abaixo do subtítulo.

13) Para que serve o subtítulo?
Este é usado como complemento de informação ao título. Pode precisar a informação que ficou menos clara no título ou pode, simplesmente, acrescentar algum elemento informativo que o título não pode contar porque não é suposto que os títulos sejam demasiado longos.

14)Sabendo que TESE = Argumento, assunto, tema.  De que tese se está falando o último parágrafo? E qual foi a conclusão que se chegou para defender essa tese?
Da tese de que as escolas privadas dominam o Enem, tendo como base o resultado de que os piores resultados do Enem de 2009 são de escolas públicas. Entre as dez últimas colocadas, todas são públicas, sendo nove estaduais e uma municipal. Entre as 50 últimas, nenhuma é privada.

15) Em qual parágrafo é explicado a função do Enem?  E qual é a função?
No 2º parágrafo. Ao ser criado, em 1998, o Enem tinha apenas o objetivo de avaliar a qualidade da educação nos anos finais do ensino médio. Desde o ano passado, porém, o resultado da prova passou a compor de alguma forma a nota de candidatos em vestibulares de todo o país. Em 2010, pelo menos 52 das 58 universidades federais - algumas das mais respeitadas do Brasil - vão adotar a nota do Enem em seus processos seletivos.

16) No 1º parágrafo a autora chama a atenção para uma questão que irá desenrolar ao longo do texto. Qual é essa questão?
Razões adicionais pelo predomínio das escolas privadas no Enem.


17) Qual colégio foi o 1º colocado no ranking do Enem em 2009, qual o nome de seu diretor,  qual a sua opinião  o Enem. Ele afirma que seu colégio prepara os alunos para o Enem? Justifique sua resposta. Em que parágrafo você encontrou essas informações.
O 1º colocado no ranking do Enem em 2009 foi o Colégio Vértice. O nome do diretor é Adilson Gracia. Ele diz que o Enem está na rota das grandes provas. Ele nega que o colégio prepara os alunos para o Enem, mas admite que o colégio tem uma dedicação para o Vestibular em geral. Tais informações foram encontradas no 3º parágrafo.


18) Neide Noffs tem uma opinião financeira com relação ao bom desempenho das escolas privadas sobre o Enem. Qual é a sua opinião e em que parágrafo você encontrou essas informações?
"O resultado da escola e de seus alunos no Enem se tornou um chamariz", ou seja, com melhores notas e mais aprovação no exame, as escolas bem colocadas no ranking do MEC se tornam mais atraentes aos pais que têm que decidir onde matricular seus filhos. Tais informações foram encontradas no 5º parágrafo.

19) Entre as dez primeiras colocadas do ranking 2009, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG) é a única instituição pública. Se forem consideradas as 50 melhores, mais oito instituições públicas se destacam. Uma é militar, uma é ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas são federais e quatro são ligadas a universidades públicas. Mas, Neide Bittencourt tem uma opinião sobre esse ranking e sobre a falta de rendimento dos alunos de escolas públicas. Qual é essa opinião e em que parágrafo foi encontrado essa informação?
A qualidade do ensino nessas escolas, porém, não reflete a realidade das demais instituições públicas no país, lembra Neide Bittencourt. "Os alunos desses centros têm uma situação privilegiada", diz. "Nas demais, de uma forma geral, falta gestão. Não há qualificação dos professores, estabilidade nem infra-estrutura. Tudo isso faz com que o aluno renda menos", constata. 
Tal informação foi encontrada no 7º parágrafo.

20) Agora, dê a sua opinião sobre os resultados das escolas privadas saírem na frente das escolas públicas no Enem.


 Simone Malta

Um comentário:

  1. Olá, ficou ótimo, estou aguardadno a sugestão para os anos iniciais, mas já é uma ótima idéia. Parabéns, Dekalaff

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!