sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - FASES DIVERSAS







Elaborei este plano de aula tendo como foco o trabalho ortográfico (R e RR), interpretação e produção de texto, para Fase I, II - porém, durante a elaboração, as idéias foram surgindo. É um texto muito gostoso de ser trabalhado e que dá um excelente debate em sala de aula e produção de texto para Fases III e IV em diante, por isso, fui colocando tópicos das fases para que possam aproveitar ao máximo. Espero que gostem e aguardo resposta.



ORTOGRAFIA - FASE I e II




Minha primeira sugestão é que:



1) Peça as crianças como tarefa de casa que procurem palavras em revistas, jornais com R ou RR, assim elas estarão entrando em contato com a pesquisa, com a leitura, COM REVISTAS E JORNAIS...



2) Em sala de aula, levante todas as palavras encontradas pelas crianças no quadro e faça um trabalho ORAL com cada uma delas, enfocando o som do R e RR, mostrando principalmente a oralidade diferente de cada um nas palavras. "PEÇA PARA QUE PRONUNCIEM EM VOZ ALTA CADA PALAVRA, OBSERVANDO SEMPRE O SOM DO R".



3) Separe junto com os alunos o grupo de palavras com R e peça-os que observem e criem suas próprias regras, sendo que, a professora deverá intervir sempre que necessário para que nenhuma regra seja criada errroneamente. Ex.: CACHORRO, CARRO ( o RR tem som forte e encontra-se sempre no meio da palavra)



RATO, ROUPA, ROSCA (o R no início da palavra tem sempre som forte)



CURSO, CERTIDÃO, AGUARDE ( o R nestas palavras têm som forte - não se usa RR junto com outra consoante)



AJUDAR, PULAR ( o R no final da palavra também tem sempre som forte)



CRIANÇA, QUERENDO (o R está no meio da palavra entre vogais e tem som FRACO - a língua treme)






As atividades acima são um levantamento prévio para a atividade ortográfica do texto abaixo.






Leia o texto para os alunos.






O URSO CHORÃO
Marlene B. Cerviglieri













Eram três ursinhos lindos e saudáveis. Dava gosto ver os três rolando a campina verde na imensa floresta. Todos os animais procuravam sua alimentação durante a manhã logo bem cedinho. O riacho que corria no meio da campina era muito grande de uma água muito límpida, via-se o fundo nitidamente. Eu não gostava muito quando as onças vinham beber água, pois pareciam dóceis mas um certo arrepio passava por mim quando as via. Gostava mesmo era da família dos macacos que sempre estavam na maior das alegrias, e era a minha família. Qualquer graveto ou folhinha já era motivo para brincadeira.



Os pássaros então voavam nas árvores altas, mas desciam também para o solo a fim de ciscarem e às vezes tomar banho. Os jacarés já viviam dentro da lagoa atrás do penhasco. Era um lugar sombrio que eu não gostava muito.Todo cuidado, por ali, era pouco, apesar de reinar uma certa harmonia entre todos os animais. Mas o que estava incomodando ultimamente era o Urso chorão. Os três irmãos brincavam ali perto de minha árvore favorita e sempre podia observá-los. O que será que acontece para que ele chore o tempo todo? Resolvi que iria observá-lo bem atentamente, e assim fiquei de prontidão em cima da árvore.



Lá chegaram os três. Eram tão iguais que só percebi o chorão porque começou a chorar. Foi então que ouvi a mamãe Ursa dizer aos outros:


- Deixem que ele chore, logo ele vai parar.


Mas o Ursinho chorava e gritava. Então um de seus irmãos chegou até ele e disse:



- Meu irmãozinho, você quer brincar comigo? Não houve resposta.




Então o Urso chegou até ele e estendeu-lhe umas folhinhas dizendo-lhe:



- Quer ficar com elas ? - Não houve resposta.




Assim, meio como quem não quer nada, o outro irmão tentou se comunicar com o chorão.



- Ei, vamos brincar de correr para achar formigueiros? - Não houve resposta.



Sendo assim, os dois voltaram para seus folguedos e deixaram o chorão como a mãe havia dito. Foi então que ela chegou até o filho, sentou-se ao seu lado e o abraçou com carinho.



- Meu querido filhinho, mamãe vai contar uma história bem bonita para você!



Devagar ele foi parando de chorar e ficou só soluçando. Vendo esta cena fiquei intrigado. Voei para bem alto onde estavam meus pais e perguntei: Por que, por que ele age assim? Chora e não ouve os irmãos. Ele é muito diferente!



Foi quando minha mamãe me disse:



- Filho, nem todos são iguais, há muitas diferenças. Você já imaginou se todos fossem iguais? Seria um desastre... Cada um tem seu dom, sua inteligência seu modo de ser. Ele é um ser especial e muito feliz.



- Muito feliz! - exclamei



- É muito feliz porque ele tem o amor da família. Talvez ele ainda não perceba que é amado.



- Volte para baixo, creio que agora ele não está mais chorando ou soluçando.



Voei para baixo e fiquei olhando novamente. Agora estavam todos em volta dele falando e rindo. Que coisa estranha, ele parou mesmo de chorar, mas parece que está em outro mundo.



Do meu lado mamãe disse:




- E está mesmo meu filho. O carinho e o amor da família dele logo o trarão para cá, afim de que ele possa ter vida própria.




Quanta sabedoria vinha de minha mamãe, transformando coisas tão difíceis de eu entender em simples fato.



- Gostaria que você fosse a mamãe dele também.



- Não meu filho, cada um tem a sua família, e ele pertence a família dos ursos e não dos macacos.



São lições de vida que aprendi ao longo do tempo e até hoje ainda aprendo no dia-a-dia. A floresta continua calma, aparentemente, com todos os seus perigos ocultos e eu aqui da minha árvore espreito tudo para saber cada vez mais.




- Humanos...



- Olha mamãe, que coruja linda lá em cima!



- Ela é o símbolo da Sabedoria?



- É o que dizem.



Fiquei contente.




- Então é assim, todos são filhos de Deus.




- Exato meu filho!












ATIVIDADES ORTOGRÁFICAS:






1) Vamos separar por grupos todas as palavras com R e RR que estão no texto? Não precisa copiar palavras repetidas.






a) Palavras com RR que tem som forte e encontra-se sempre no meio da palavra:






b) Palavras com R no início da palavra e também tem som forte:






c) Palavras com R no meio e que têm som forte porque não se usa RR junto com outra consoante:






d) Palavras com R no meio da palavra, está entre vogais e tem som FRACO:






e) Palavras com R no final da palavra também tem som forte:






2) Escolha uma palvra de cada grupo acima e forme uma frase com cada uma.






3) Vamos ler o texto novamente, e grifar as palavras que não conhecemos bem?


(relacionar todas as palavras grifadas pelos alunos no quadro, escrevendo seu significado -Para fases I e II a professora procura o significado das palavras no dicionário, para Fases seguintes os próprios alunos pesquisam - é certo que talvez os alunos ainda não saibam manusear o dicionário, mas é muito importante que a professora ORIENTE e não dê a resposta pronta - A PROFESSORA É O ESPELHO PARA O ALUNO)




4) Agora vamos reler o texto para compreendê-lo melhor. (PROFESSORA, SEMPRE FRISE AOS ALUNOS QUE UM TEXTO PARA SER BEM COMPREENDIDO É PRECISO LER VÁRIAS VEZES, TANTAS QUANTAS PRECISAR)




5) INTERPRETAÇÃO:


(Observação: até a letra E, aplica-se à fase I - da letra A até o final para fase II e seguintes)




A) Qual o título do texto e por que ele tem esse nome?




B) Qual o nome da autora do texto?




C) Quantos irmãos ursos eram?




D) Qual a moral da história?




E) Vamos desenhar os personagens da história: O URSO CHORÃO?


----------A interpretação vai até aqui para fase I - depois vá para o Debate e Produção de Texto --------












- Segue a interpretação para Fase II e seguintes-




F) Que animal observava a vida dos ursos do alto das árvores? Resposta: Um macaquinho.
("- Não meu filho, cada um tem a sua família, e ele pertence a família dos ursos e não dos macacos." )

G) Como a mamãe Urso agia quando o filho começava a chorar?

H) Na sua opinião por que o Urso Chorão chorava tanto?

I) De que os dois irmãos do Urso chorão queriam brincar com ele?

J) E por que você acha que ele não quis brincar?




L) Se você fosse irmão ou amigo do URSO CHORÃO, o que você faria para resolver o problema?




M) Você acha que o macaquinho aprendeu alguma coisa observando a família de ursos e os outros animais? O quê?




N) Segundo o texto, qual o animal que simboliza a Sabedoria?




O) O macaquinho fala no texto "Voei para baixo e fiquei olhando novamente..." - Justifique a expressão sublinhada.












6) FASE III e SEGUINTES: ANÁLISE DA ESTRUTURA TEXTUAL:




a) Que tipo de texto é O URSO CHORÃO? Por quê? Resposta: LITERÁRIO. (Supostas justificativas: Porque se trata de uma ficção onde os personagens são animais, porque é um texto inventado...)




b) Quantos parágrafos há no texto?




c) O narrador é personagem? Justifique sua resposta com um trecho do texto. Resposta: SIM. "Eu não gostava muito quando as onças vinham beber água, pois pareciam dóceis mas um certo arrepio passava por mim quando as via. "




d) Reescreva o texto onde somente há o narrador personagem ou seja, o narrador personagem contará a história sem diálogos. Porém, observe os parágrafos - no mínimo 03.






7) PARA DEBATE EM SALA DE AULA: (VALORES)


(Coloque os alunos em círculo para que todos possam se envolver no debate. Deixe que falem, procure intervir de forma que um colega respeite a opinião do outro. Sempre argumente a resposta e com certeza poderão aparecer questões novas que valherão a pena debater, MAS NÃO DEIXE PERDER O FOCO DO DEBATE: "A DIFERENÇA ENTRE AS PESSOAS" - Aposto que será um trabalho proveitoso. SM)




A) Na sua opinião, em nosso meio há diferença entre as pessoas? Quais as principais diferenças que você percebe?




B) Essas diferenças te incomodam? Por quê?




C) Se não houvesse diferenças no mundo, como você acha que a vida seria?




D) Como podemos crescer observando tanta diferença em nosso dia a dia?






8) PRODUÇÃO DE TEXTO:




FASE I e II - Agora, crie um final diferente para a história do Urso Chorão. Solte sua imaginação. VOCÊ É CAPAZ.




FASE III e seguintes - CRIE uma história onde tenha como tema a diferença entre os seres.

3 comentários:

  1. Adorei a atvidade!! Vc acredita q eu ja tinha selecionado esse conto, mas não havia feito nada ainda e vc como sempre arrasou...Vou encaminhar no módulo, valeu brigadu! Bjo.Dê.

    ResponderExcluir
  2. OI AMIGA, A CADA SUGESTÃO VC SE SUPERA,SEMPRE UMA MELHOR QUE A OUTRA, CONTINUE... ESTOU ADORANDO!!!
    BJOS !!! MARIA HELENA CARVALHO

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Simone. Sei que este post é bem antigo, mas hoje precisei ajudar meu sobrinho no dever de casa exatamente sobre R fraco e forte. Em pesquisa cheguei ao seu blog. Me ajudou demais. Te dou parabéns pela iniciativa. E desejo que Deus continue te abençoando com o dom de ajudar às pessoas através das suas publicações.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!