quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

DESPERTANDO CURIOSIDADE


Essa é uma atividade para todas as Fases do Ensino Fundamental.

Cada criança é um ser único. A individualidade deve ser respeitada. O importante será que despertem o interesse pela leitura, comuniquem suas idéias aos companheiros e que preconceitos e estereótipos possam ser detectados e superados.

É uma excelente aula para ser dada no início do ano letivo e ao longo dele também, buscando sempre novos textos e rompendo barreiras que possam vir a surgir.

Didática:
a) O educador pode preparar uma curta exposição oral do que será a aula;
b) Procurar material didático para chamar a atenção sobre a aula;
c) Programar atividades nas quais os alunos tenham participação ativa;
d) Utilizar sempre um vocabulário apropriado
e) Anotar ocorrências interessantes durante as aulas.


Objetivos:
a) Despertar a curiosidade para o desejo de pesquisar, conhecer, saber;
b) Aprender a dialogar com os colegas, questionar, discutir assuntos, refletir;
c) Desenvolver o espírito crítico;
d) Cultivar a tolerância para com as idéias dos outros;
e) Participar ativamente da vida intelectual;
f) Discutir valores;
g) Preparar-se para a auto-educação;
h) Adquirir ferramentas para o processo de auto-conhecimento. Perguntar: quem sou eu?
i) Aumentar a auto-estima;
j) Abrir os horizontes do conhecimento.

Atividade:

Material:
1 bola colorida (Se possível uma bola daquelas enormes usadas para terapia sobre as quais as crianças poderão deitar, caso não seja possível, pode ser uma bola comum...)
lápis de cor e folhas de papel

A) Os alunos deverão se sentar em círculo. A criança que recebe a bola que será jogada levemente por um companheiro, deverá dizer:

a) seu nome
b) seu animal preferido
c) seu hobby preferido. (Por hobby podemos englobar qualquer atividade prazerosa, como por exemplo: esportes, artes, colecionar objetos, leitura, escutar música, passear com o cachorro, até assistir televisão).
A professora deverá enfatizar que a bola deve rolar no chão de maneira SUAVE e deverá passar a todos os alunos aleatoriamente. Se um aluno jogar a bola em algum colega que já se apresentou, este seguirá o jogo em algum que não tenha se apresentado até que todos tenham recebido a bola.


B) A professora distribuirá folhas de papel para que cada aluno desenhe o animal preferido e escreva o hobby preferido. Os alunos deverão ficar como desenho.

C) Em seguida os alunos serão distribuídos em grupos de acordo com o animal preferido. Cada grupo deverá ter no máximo 06 crianças e no mínimo 03. Se alguma criança tiver animais que não seja igual do grupo poderá ser formado um grupo com animais diferentes.


D) Formados os grupos, cada criança falará do bicho que escolheu como preferido. Por exemplo: Gosto de gatos porque são animais inteligentes, são mansos, são carinhosos... tenho 01 gato em minha casa que se chama MMMMM... ou apesar de gostar de gatos não tenho nenhum porque sou alérgico à pêlos...

Cada aluno deverá falar aproximadamente 01 minuto. A professora ficará auxiliando os grupos que tenham dificuldades para desenvolver a atividade e deverá anotar o que achar de interessante. O importante é que todas as crianças falem e que as outras escutem e respeitem a opinião do colega.


E) Terminada a primeira parte, os alunos farão novos grupos e se reunirão por hobby. Caso haja um grupo muito grande, este deverá ser dividido em 02 ou 03 grupos e poderá ser formado grupos com hobby diferentes.


F) Terminado o diálogo sobre o hobby, solicitar aos alunos que sentem em círculo, para a discussão sobre COMPANHEIRISMO E AMIZADE.


Observações, sugestões e questionamentos:

(Cada aluno deverá respeitar a vez do colega para falar)


a) O grupo do bicho preferido e o grupo do hobby estava composto pelos mesmos integrantes?

b) O que nos aproxima dos outros? Nos aproximamos dos outros quando temos gostos semelhantes, idéias parecidas ou quando nossos gostos são diferentes?

c) O que nos separa dos outros? Opiniões diferentes, gostos diferentes, instituições diferentes como religiões, times de futebol?

d) O grupo do bicho preferido e o grupo do hobby eram diferentes. Quer dizer que podemos unir pessoas diferentes segundo gostos e atividades?

e) Temos que rejeitar ou aceitar o diferente?

f) Provocar discussões sobre as diferenças. Como aceitar as diferenças? Como procurar pontos de contato - como na prática do bicho preferido e do hobby para ter mais amigos?

g) Existem países que são amigos e países que são inimigos? A amizade leva para a paz ou para a guerra? Existem preconceitos? O grupo tem algum preconceito? Qual? O que deve ser feito para que este preconceito desapareça?


(Adaptação feita por Simone Malta do livro Suplemento para professores, páginas 10 a 18)

2 comentários:

  1. Ola amiga
    Que bom saber que vc está com está nova possibilidade de partilhar ideias. Sempre que puder estarei aqui para ver o que vc tem de novo para partilhar.
    Felicidades!!!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, parabéns pelo blog! Ficou ótimo!!! Adorei o plano de português, vou aplicá-lo com minhas turmas da fase III e depois te conto o resultado. Valeu pelas dicas,continue mandando sugestões legais como estas ok?
    Beijão!!!
    Maria Helena Carvalho

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!