quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008


ESCOLAS MUNICIPAIS DE IGARATINGA

PROJETO DE LEITURA
Trabalhando a leitura permanentemente na sala de aula e Biblioteca
APRESENTAÇÃO
O trabalho de leitura em sala de aula pode se tornar interessante por diversos caminhos — quando tem turmas grandes e agitadas, o ideal é primeiramente traçar o perfil ou fazer uma sondagem. Ler não é a tarefa mais apreciada por grande parte dos alunos. Porém, de modo geral, o maior problema é a falta de contato, de afinidade ou até mesmo de intimidade com os livros. Além disso, a rapidez do mundo atual faz da leitura um desafio: ler requer tempo, paciência, atenção, um "estar consigo mesmo" que o mundo virtual e outros meios de comunicação – principalmente a televisão- parece ter nos roubado. Porém, quando esse vínculo é estabelecido, através de comentários (de preferência bem articulados, curiosos ou até mesmo tragicômicos) a respeito de uma obra ou de um autor, através de leituras compartilhadas de algumas passagens do texto, de um bate papo apaixonado, enfim — é quase impossível que uma parcela da turma não venha se interessar! Lembre-se de que o gosto dos leitores é variado — e, além da leitura espontânea (sim, ela vai acontecer), você deve ter um programa a cumprir. Não é possível apresentar um clássico se os alunos não estão preparados para isso — aí sim, a leitura corresponderá a uma atividade traumatizante. E as conhecidas avaliações escritas, os resumos e as fichas de leitura não são uma boa opção — pelo menos, nesse estágio.
OBJETIVO:
O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto (professoras, bibliotecárias, pais...) deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. O aluno terá um espaço para leitura extra-classe, para ampliação da mesma com prazer. Professora e bibliotecária deverão trabalhar juntas, com um planejamento conjunto, semanal (mínimo 1 hora). Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos isolados, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.
Para fazer com que a turma se envolva, é um expediente comum o trabalho em grupos para apresentação de livros, biografias ou estilos literários. Sendo o conteúdo algo pré-estabelecido, o ideal é deixar que a forma de apresentação seja bastante livre e que os grupos possam usar&abusar da criatividade, inclusive envolvendo outras disciplinas (artes, teatro, educação física). Criar jornais, emissoras de rádio, maquetes, esquetes, peças, cartazes podem estimular o prazer de trabalhar com literatura. Mas com cuidado para não perder o foco: a apresentação dos alunos será o resultado de um trabalho e é preciso, antes, que o professor faça sua parte. Procurando estabelecer algumas metas, orientem-se com leituras teóricas e conheça o trabalho feito anteriormente com essas turmas em anos anteriores (isso também é importante para que os mesmos erros não sejam cometidos).
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
A leitura deverá ser trabalhada com prazer, envolvendo o aluno num ambiente de descontração, buscando idéias partidas do mesmo para novos planejamentos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:

A professora da sala de aula, juntamente com a BIBLIOTECÁRIA, deverão explicar o objetivo do projeto ao longo do ano letivo para os alunos, bem como as regras e colherão sugestões que possam por ventura surgir. Tal apresentação deverá ser feita na biblioteca, ou em uma roda fora da sala de aula, com o objetivo de o aluno perceber de que se trata de algo diferente, novo e prazeroso para ele.
A professora e bibliotecária precisarão planejar, conhecer as obras dispostas na biblioteca, ler com entonação, entusiasmo, para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma.
Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, conversas com o autor do livro (por carta, e-mail ou até mesmo pessoalmente quando possível), são atividades para trabalhar o livro em sala ou na aula de biblioteca, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
E para que seja descoberto este prazer, deverão ser usadas obras de diversos autores, que hoje são referência nacional e internacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas.
METAS PARA AS AULAS NA BIBLIOTECA:
I – A Biblioteca será apresentada aos alunos pela bibliotecária e professora, bem como horário de funcionamento, regras de empréstimo do livro de leitura, como os livros estão dispostos nas prateleiras... logo na primeira semana do início do ano letivo.

II - Todas as turmas terão no mínimo 1 hora semanal (especificada em quadro de horários) aula de biblioteca (professora e bibliotecária juntas).

III – Os livros apresentados aos alunos serão separados de acordo com a faixa etária do aluno.

IV- O planejamento de cada aula semanal ficará a cargo da BIBLIOTECÁRIA com a ajuda da PROFESSORA. (O planejamento poderá ser feito em conjunto).

V- Ao final de cada aula de leitura na biblioteca, o aluno escolherá um livro para ser lido em casa (sozinho quando já capaz ou com a ajuda de um leitor ativo – ESSENCIAL QUE TODAS AS TURMAS LEIAM, INCLUSIVE FASE INTRODUTÓRIA). E será passada uma atividade para casa com relação ao livro lido (recontar a historia ao seu modo, desenhar a parte que mais gostou, fazer um final diferente para o livro lido... para alunos de fases III ou IV, poderá ser dado como trabalho para a semana seguinte, tendo em vista o tamanho do livro/leitura...)

VI – Na aula seguinte, será escolhido um número de alunos (que pode ser por sorteio, ou pela própria disposição dos alunos) para falarem do livro que leram, se recomendam ou não e porquê.

VII - A Bibliotecária terá um gráfico e uma ficha com nomes dos alunos e controle dos livros que leram, os livros indicados. (Ver anexo I)

VIII – BIBLIOTECA NUNCA DEVERÁ SER LUGAR PARA CASTIGO. MAS SIM UM LUGAR DE PRAZER.

IX – O aluno terá um caderno específico de AULA DE BIBLIOTECA para registro da mesma. Fica a escolha da Escola juntamente com as professoras o registro das aulas no PORTFÓLIO. Alunos das Fases III e IV poderão fazer um “FICHAMENTO” dos livros lidos ao longo do ano letivo, o que facilitará também o trabalho da bibliotecária e professoras no conhecimento dos livros que compõem a biblioteca. “Mas cuidado para que este FICHAMENTO não se torne alvo de desgosto pelas aulas e pela leitura.”

X – Ao final de cada mês, uma turma apresentará um TEATRO, TEATRO DE FANTOCHES... relacionado a algum livro ou alguma aula na biblioteca. Tal apresentação não caberá em apresentação de hora cívica e será de responsabilidade da PROFESSORA E DA BIBLIOTECARIA. É uma apresentação a parte, específica da aula de biblioteca.

XI – A aula de biblioteca não exclui a importância da leitura de livros em capítulos em sala de aula (desde que não seja o mesmo da aula de biblioteca), do trabalho com diferentes tipos de textos, gêneros, autores...

XII – Os horários de aulas deverão ser seguidos criteriosamente por todas as turmas.

XIII – IMPORTANTE: AULA DE BIBLIOTECA É PARA SER TRABALHADOS LIVROS, E NÃO TEXTOS XEROGRAFADOS OU MIMEOGRAFADOS. TODA ATIVIDADE DEVERÁ SER PRODUZIDA PELO PRÓPRIO ALUNO MANUALMENTE.

DIRETRIZES A SEREM SEGUIDAS DURANTE O PROJETO:
• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;• Conhecer vida e obra do autor;• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

(Este projeto foi elaborado por mim, Simone Malta,)

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