segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS IV

A FORMIGUINHA FALANTE

A formiguinha não tem preconceito,
não tem complexo. Ela é demais!


Apesar de ser pequenina,
vai nos apresentar os maiorais.




A Formiguinha...


“Há milhões de anos atrás
os dinossauros dominavam a terra, numa era chamada mesozóica.”




A formiguinha, se não sabem,
vão saber daqui por diante.
Apesar de pequenina,
abusa do elefante.



“ Ei. Narigudo, grandalhão!
Se tamanho fosse documento,
Você seria o rei, não o leão.”

O elefante é forte e manso,
Ajuda o homem nas tarefas,
Carrega peso sem descanso.
Nossa! Ele é forte à beça.

Em se tratando de pescoço,
Ela chega e abafa.
Estamos falando sem dúvida,
Da comportadíssima girafa.

A sucuri, a maior das cobras,
Não evenena e nem afaga.
Ela se enrola em sua presa
E sem pena, a esmaga.

Nadou mar a dentro, uma pequena tainha.
Foi procurar o maior bicho, pra contar pra formiguinha
- Ei. Baleia. Você é o maior peixe já visto?
- Peixe não, tainha. Sou mamífero, insisto.

O maior dos símios sem engano,
É o gorila africano.
Bate no peito fazendo um barulhão,
Pra assustar e chamar a atenção.

O maior mamífero silvestre do Brasil,
Podemos facilmente distinguir.
É a famosa Anta ou Tapir.

O avestruz é a maior das aves,
É muito fácil de notar.
Pesadona, asas curtas,
Que a impedem de voar.

O tigre é o mesmo, mostram os fatos,
Dos felinos, o maior dos gatos.






Ortografia:



a) JUSTIFIQUE O "HÁ" no trecho: “Há milhões de anos atrás os dinossauros dominavam a terra, numa era chamada mesozóica.” Resposta: O HÁ está com H por se tratar de tempo. Ou seja, verbo HAVER indicando TEMPO sempre se escreve com H.



b) Por que o mesmo trecho acima está entre aspas? Resposta: Por se tratar de uma fala de personagem.



c) O que quer dizer COMPRIDÍSSIMA? Resposta: Muito comprida.



d) Procurre no dicionário ou em gramática 5 adjetivos superlativos absoluto sintético (compridíssima) e em seguida escreva em superlativo absoluto sintético (muito comprida) Ex.: linda = lindíssima = muito linda



e) Por que a palavra TAINHA não tem acento? Resposta: Porque apesar do I ser hiato, antes de NH não se usa hífen



f) Retire do texto 3 palavras paroxítonas que seja acentuadas. Resposta: Símios (acentua--se toda palavra paroxítona terminada em ditongo crescente -io), mesozóica (acentua-se por se tratar de um ditongo aberto ÓI - não se acentua paroxítona terminada em A), fácil (acentua-se toda palavra paroxítona terminada em -l)



g) Retire do texto 03 palavras proparoxítonas, justifique o acento. Resposta: MAMÍFEROS, DÚVIDA, COMPRIDÍSSIMA (toda palavra proparoxítona é acentuada)



h) Retire do texto 02 palavras oxítonas acentuadas justificando o acento. RESPOSTA: atrás, você (TODA PALAVRA OXÍTONA TERMINADA EM -A ou -E é acentuada)



i) Por que a palavra SUCURI não é acentuada? RESPOSTA: Não se acentua palavra oxítona terminada em -I.



Agora, vamos analisar o texto?



a) Que tipo de texto podemos classificar? Justifique sua resposta. Resposta: poético porque está em forma de rimas.





b) Há personagens no texto? Se a resposta for positiva, diga qual é ou quais são. Resposta: Sim. A formiguinha, a tainha e a baleia.





c) No trecho: "A formiguinha não tem preconceito, não tem complexo. Ela é demais! Apesar de ser pequenina, vai nos apresentar os maiorais...." quem é o autor? Resposta: O autor é o narrador da história.





d) No trecho: “Há milhões de anos atrás, os dinossauros dominavam a terra, numa era chamada mesozóica.” quem é o autor? Resposta: a formiguinha.





e) Por que motivo a tainha foi quem apresentou à formiga o maior mamífero aquático? E qual é ele? Copie um trecho do texto que justifique sua resposta. Resposta: Porque a formiga não pode nadar. O maior mamífero aquático é a baleia. "Nadou mar a dentro, uma pequena tainha. Foi procurar o maior bicho, pra contar pra formiguinha . - Ei. Baleia. Você é o maior peixe já visto? - Peixe não, tainha. Sou mamífero, insisto."





f) Tendo em vista que este é um texto poético, vamos pesquisar mais sobre os animais citados?



- Altura



- Peso



- Habitat



- Ilustrar cada um com desenho ou gravura.



Observação para professora:



Pedir que os alunos pesquisem em casa, na internet ou mesmo na biblioteca. Este texto foi tirado do livro: OS GRANDES BICHOS - A FORMIGUINHA FALANTE. A seguir vou deixar um pequeno resumo para facilitar para a professora.



* O Brontossauro foi o maior animal que já pisou a face da terra. Calcula-se que chegava a pesar 30 toneladas.



* O elefante é o maior animal de terra firme. Existem duas espécies de elefantes: a africana e a indiana ou asiática. Os maiores são da espécie africana, que chegam a medir 7,5 metros com a tromba e a pesar 7500 kg.



* A girafa é o mais alto animal do mundo. Alcança até 5,50 metros de altura.



* A sucuri, também conhecida como anaconda, chega a medir 10 metros de comprimento, sendo a maior cobra do mundo.



* A baleia azul atinge até 30 metros de comprimento, sendo o maior animal do planteta.



* O gorila de pé pode medir até 1,80 metros de altura e pesar 200 kg. É o maior dos primatas.



* A anta pode medir 2 metros de comprimento e 1 metro de altura. Chega a pesar mais de 170 kg



* O avestruz pode medir até 3,0 metros de altura e correr a uma velocidade de 50 km por hora durante 15 minutos. Em corridas mais curtas atinge até 70 km por hora.



* O tigre é o maior felino sobre o planeta. Chega a medir 3 metros de comprimento e pesar mais de 300 kg.





Ao apresentar o que pesquisaram e com o texto acima pode-se complementar mais alguma coisa, pedir a seguinte tarefa:



1) Os dados coletados em pesquisa foram conseguidos através de que tipo de texto? Resposta: informativo.



2) PRODUZINDO TEXTO:



a) Tendo em vista que o texto poético acima contém falas, vamos CRIAR uma história em quadrinhos com os animais? OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: É PRECISO FRISAR QUE OS ALUNOS DEVERÃO CRIAR, E NÃO COPIAR OU TRANSCREVER O TEXTO POÉTICO ACIMA.



EXPONHA O TRABALHO EM MURAL.



BOM TRABALHO. AGUARDO RESPOSTA, OK?



SIMONE MALTA





4 comentários:

  1. OI SI, ESTA SUGESTÃO DE ATIVIDADE É SUPER LEGAL. VOU ADAPTÁ-LA PARA MINHA FASE III, NA PARTE GRAMATICAL. DEPOIS TE CONVIDO PARA NOS FAZER UMA VISITA E VERIFICAR VC MESMA O RESULTADO. BEIJÃO...
    MARIA HELENA CARVALHO

    ResponderExcluir
  2. olá, estou adorando todas as sugestões de atividade vc como sempre.... Quem sabe isso não é vontade de voltar pra sala!! kkkk bjs e parabéns!!! Dê.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, so escuto elogios, mostrando q vc e capaz né? Bjos
    ARM

    ResponderExcluir
  4. OI Simone
    Estou sempre de olho aqui e já apliquei em minha sala de aula o plano com o texto Vaga-lume. Foi muito bom. Que Deus te ilumine.
    Um grande abraço!
    Cris/Igaratinga

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!