segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Interpretação e Produção de Texto



ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


Fase :III – CICLO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO










1) Leia o texto abaixo com bastante atenção!








CONVERSA FIADA





Era uma vez, um homem muito velho que por não ter o que fazer, ficava pescando em um lago.Era uma vez um menino muito novo que também por não ter o que fazer, ficava pescando no mesmo lago. Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e, no mesmo instante, exatamente, no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo! O velho disse para o menino: "Você não pode pescar este peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta." O menino respondeu: " E o que você vai fazer com esse peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco." O velho e o menino olharam um para o outro e sem perder tempo, jogaram os peixes no lago ao mesmo tempo.

Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.



Diléia Frate. Histórias para acordar. São Paulo,

Companhia das Letrinhas, 1996












ATIVIDADES:





2) Complete a ficha abaixo:

a) Título da História:


b) Nome da autora:


c) Editora:


d) Ano da Edição:



3) Vamos reler este trecho:

“ O menino puxou com força e precisão.
O velho usou mais precisão e menos força.”


Preencha o quadro abaixo e nele coloque quem é o personagem e o que cada um fez, de acordo com o que aparece no trecho acima:







PERSONAGEM


O QUE FEZ






PERSONAGEM

O QUE FEZ

4) Quem você acha que tem mais experiência para pescar? Como você percebeu isso?


5) Será que o menino e o velho já se conheciam? Como você descobriu isso?

6) Por que você acha que os personagens não tinham nada para fazer?


7) Todos os dias vimos falar sobre o meio ambiente. Deste texto podemos retirar alguma lição com relação à preservação do meio ambiente? Qual?

8) Quantos parágrafos há no texto?

9) No texto há diálogo entre os dois personagens? Copie um trecho que comprove sua afirmativa.


10) O que você notou de diferente na estrutura do texto? R.: O diálogo entre os personagens não é marcado por parágrafo e travessão, mas sim por aspas.


11) Crie um texto com dois personagens onde suas falas apareçam entre aspas. Obs.: Antes dessa última atividade, a professora deverá explicar o tipo de estrutura apresentada pelo texto acima.















2 comentários:

  1. OI SIMONE...
    MUITO LEGAL ESTA SUGESTÃO DE ATIVIDADE. VOU APLICÁ-LA EM MINHA TURMA DA FASE III, TENHO CERTEZA QUE TERÁ ÓTIMO RESULTADO! VALEU AMIGA, CONTINUE NOS MANDANDO BOAS IDÉIAS COMO ESTA. BEIJOS...
    MARIA HELENA CARVALHO

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  2. Oii
    amei texto muito bom
    Alice..

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