quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MISSÃO X PROFISSÃO

SER PROFESSOR É MUITO MAIS QUE UMA PROFISSÃO,
É UMA MISSÃO.

A cada dia estou mais e mais convencida disso.
Baixos salários, insatisfações gerais, tanto por parte dos alunos e mais ainda pelos profissionais que se sentem injustiçados, desacreditados,... o que não deixa de ser uma grande verdade.
Mas, se olharmos no fundo de nós mesmos, será que estamos na profissão certa? Será que quando nos dispomos a DAR AULAS, nos dispomos a ENSINAR, a DOAR O SABER, ou a receber o pobre dinheiro no fim do mês?
Sim. Pois estamos chegando a um ponto que, quem está pisando na sala de aula somente pelo dinheiro no bolso no fim do mês, está se tornando cada vez mais um profissional fracassado. E onde estão os profissionais missionários? Eis a grande questão.
Onde está a verdadeira culpa? Somente no governo? Nos alunos? Nas famílias desestruturadas? Onde está a chave da educação? Ou, onde está a EDUCAÇÃO?
Mas ainda vejo, e como vejo, corações ardentes, flamejantes por ver seus frutos se transformarem em verdadeiros cidadãos, em verdadeiros seres cristãos.
Esses dias, assistindo a uma reportagem de Ana Maria Braga eu chorei ao ver exposto um caso de uma aluna que sentiu uma vontade imensa de se formar professora por causa de seu professor de História. Sua aula era tão diferente, tão dinâmica que ela queria ser uma professora como ele. E após anos, ela se casou, mudou de cidade, formou-se professora e tinha uma saudade imensa daquele professor que lhe inspirou a vocação. Então seu marido resolveu escrever ao programa Ana Maria Braga para que encontrassem esse professor e fizessem essa surpresa à sua esposa que havia se tornado professora de alunos especiais.
Para surpresa de todos, o tal professor, já aposentado contou que se sentiu muito emocionado pois diante de tantos alunos que passaram pelas mãos dele, uma semente germinou. E que ele estava aposentado para cuidar de seu filho que havia sofrido um acidente de automóvel e que agora precisava de seus cuidados.
Após um ano, o programa foi ver o que havia acontecido. A aluna, que se tornou professora de alunos especiais, que tinha saudades do professor que havia lhe inspirado na profissão, se transformou em professora de seu mestre e de seu filho, ajudando em seus cuidados, descobrindo suas novas habilidades.
Emocionei-me muito com esse caso. Se todos nós levantássemos todos os dias com vontade de plantar uma semente, quantas germinariam no final de nossa vida?
Se pelo menos uma, já valeria a pena com toda a certeza.
Será que olhamos para os nossos alunos com amor? Será que olhamos para o nosso aluno com vontade de dizer, venha eu quero te ajudar? Será que olhamos para o nosso aluno e dizemos, com você eu também tenho muito a aprender?
Como ainda temos muito o que aprender!!!!
E como nossos alunos não têm muito a nos ensinar também!!! São uma nova geração, ou melhor, lidamos com várias novas gerações dentro de uma só escola, quando muitas vezes dentro de uma mesma sala de aula. São conflitos sociais, conflitos de gerações, conflitos existenciais, conflitos educacionais... e nós, educadores ali no meio (pensando em ganhar o pobre dinheirinho no fim do mês) quanta ingenuidade nossa!
Mal sabemos que estamos ali para muito mais que isso, estamos ali para realizar uma missão (quem sabe várias) que nem temos conhecimento essa é a verdade.
Por isso eu tenho certeza que, SER PROFESSOR É MUITO MAIS QUE UMA PROFISSÃO, É UMA MISSÃO. Uma missão cada dia mais árdua, com toda certeza. Mas quando a missão é árdua a recompensa é muito mais prazeirosa, mais valiosa... e essa recompensa não é material, ela é íntima, é crescimento pessoal, elevação espiritual.
A educação está em crise, sem dúvida alguma, as pessoas estão em crise, a Terra está em crise, o tempo está em crise... mas essa é uma outra reflexão.




2 comentários:

  1. Simone, que texto maravilhoso!!! Que historia linda!!! Uma excelente reflexão para ser feita numa assembleia entre professores e alunos.Adorei!
    Beijos
    Maria Helena Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Simone, parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido no seu Blog!A diferença é essa cada educador tomar par si a responsabilidade de ser uma multiplicadora de opinião através do seu Blog e dele fazer intercâmbio com outras escola. Acredito que esse Blog será o mais inovador de quantas formas diferencias podemos estar trabalhando dentro da educação como educando e estudantes! Amei
    Abraços e muito sucesso

    Jucélia Dourado

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!